“empacotamento” da notícia

A edição no jornalismo online apresenta diferenças com relação aos veículos tradicionais? A resposta, obviamente, é positiva; não no que diz respeito à essência do conceito, mas no fato de se trabalhar com uma lógica não linear e no tempo em que o fechamento das informações vai sendo processado.

Na internet, trabalha-se com uma lógica hipermídia, ou seja, com métodos de transmissão de informações baseadas em computadores, incluindo texto, imagens, vídeo, animação e som. No jornalismo online, utiliza-se a técnica não-linear de edição de texto, que é montado em rede, de forma a que cada nó ou link permita a bifurcação da leitura. No hipertexto, os conceitos tradicionais de começo, meio e fim, definidores do texto, são superados.

Pollyana Ferrari, em seu livro Jornalismo digital (2003), registra que, no caso das redações online, trabalha-se comumente com o “empacotamento” da notícia. Empacotar significa receber um material produzido, na maioria das vezes, por uma agência de notícias conveniada, e mudar o título, a abertura, transformar alguns parágrafos em outra matéria para ser usada como link correlato e adicionar foto ou vídeo.

Parecido com um show

As funções do editor se misturam com a de “empacotador”, que acaba tendo uma função de codificador, capaz de traduzir uma matéria para uma linguagem aceita na Web. É uma espécie de ressurgimento da função de copydesk nos jornais impressos, que tinham a tarefa de tornar mais claro e elegante o texto do repórter antes que chegar às mãos do editor.

Mas, o jornalismo digital, segundo destaca a autora, não pode ser definido apenas como o trabalho de produzir ou colocar reportagens na internet. É preciso pensar na enquete (pesquisa de opinião com o leitor); no tema do chat (bate-papo digital); nos vídeos e áudios; e reunir o maior número possível de assuntos e serviços correlatos à reportagem. E a edição ou fechamento no jornalismo digital nunca acaba: trata-se do chamado “fechamento contínuo”.

“Contextualizar a informação e saber criar hierarquias de importância para a notícia – sempre da mais para a menos importante – são as peças fundamentais desse quebra-cabeça digital”, destaca a autora. Somam-se a isso ter a noção do conceito de instantaneidade e boa bagagem histórica.

Para os jornalistas que atuam no webjornalismo, ela ressalta que: é preciso ter familiaridade com o computador, com software de tratamento de imagem, instant messengers e ser um heavy-user (usuário assíduo ou freqüente de determinado site ou programa).

Nos portais, o formato do texto segue os padrões e estilos da mídia impressa e as ofertas de vídeos, áudios e animações vêm da linguagem televisiva, seja no oferecimento das notícias ao longo do dia, seja no formato, muito parecido com o show da TV.

Exercício:
Escolha um tema abordado por três sites/agências de notícia. Leia-os e, em seguida, escreva uma nova matéria de 20 linhas (padrão web – sem nariz de cera, parágrafos curtos, alinhados à esquerda).
Nesse novo texto, mude o título, a abordagem, e publique em sua categoria, com duas fotos legendadas + um vídeo do youtube.

Detalhe: Para questões de correção coloque, ao final do post, os links que você usou para fazer sua notícia
Exemplo:
Fonte: G1 Minas , O Dia e Estadão

Tema 1

Mulher de Victor, da dupla Victor & Leo, presta queixa de agressão contra o cantor em Minas

Segundo a polícia, Poliana Chaves, de 29 anos, que está grávida do cantor, foi jogada ao chão e agredida com chutes. Assessoria de Victor disse que ele está em viagem e não conseguiu contato com o cantor.

Segundo a ocorrência, Poliana, que está grávida, afirmou ter sido jogada ao chão por Victor e ter recebido vários chutes dele. A briga, de acordo com as informações da polícia, começou por motivos fúteis. Os dois moram no bairro Luxemburgo, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Mulher de Victor acusa o marido de agressão (Foto: Diego Toledano/G1/Arquivo)

Ela teria sido impedida por um segurança e pela irmã do cantor de sair do local após as agressões.

Ainda segundo a polícia, ela só conseguiu deixar o prédio após uma vizinha ouvir a briga e chamar o elevador para Poliana. Depois de ter saído do prédio, ela disse estar sendo ameaçada pela família do marido.

Poliana prestou queixa na Delegacia Seccional Sul e depois foi encaminhada para a Delegacia de Mulheres da capital. Lá, segundo a Polícia Civil, ela desistiu de prestar depoimento e não fez o exame de corpo de delito. Porém, a investigação continua, de acordo com a corporação.

Procurada, a assessoria do cantor disse que ele está em viagem de férias e que não conseguiu contatá-lo. Victor ainda não se manifestou sobre o caso.

Victor e Leo participam da segunda temporada do programa ‘The Voice Kids’. Os dois formam um time de técnicos na atração. Ivete Sangalo e Carlinhos Brown são os outros dois técnicos.

Mulher de Victor Chaves (à esq), da dupla sertaneja Victor & Léo, disse à polícia que foi agredida pelo marido em BH (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Fonte: G1 Minas

Sertanejo Victor é acusado de agressão pela mulher grávida

 Poliana Bagatini acusa cantor de a agredir com chutes durante discussão

24/02/2017 17:13:35 – Atualizada às 24/02/2017 17:35:39

Clarissa Sardenberg

Belo Horizonte –Poliana Bagatini, 29 anos, mulher do cantor sertanejo Vitor Chaves, da dupla Victor e Leo, registrou queixa contra o marido por agressão. Poliana, que está grávida, acusa Victor de agredi-la com chutes durante uma discussão.

Poliana Bagatini registrou boletim de ocorrência por volta do meio dia desta sexta-feira e foi encaminhada para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), de acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais. A investigação está em andamento.

Vitor e PolianaReprodução Instragram

O registro de ocorrência foi feito na delegacia da regional sul. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, após ser levada para a especializada, na Avenida Augusto de Lima, Poliana não quis aguardar atendimento e não foi ouvida na unidade. Como ela não recebeu a guia para fazer exame de corpo de delito, não foi pedida medida protetiva à vítima.

A agressão teria ocorrido no bairro Luxemburgo, onde o casal tem um apartamento. Poliana contou à polícia que o cantor a agrediu com chutes durante uma discussão. Segundo o boletim de ocorrência, Poliana conseguiu sair de casa com a ajuda de uma vizinha que ouviu a briga.

Atualmente, o sertanejo Victor é jurado do programa “The Voice Kids”. Ele e Poliana têm uma filha de 1 ano. O casal anunciou a segunda gravidez em janeiro.

Procurada, a assessoria do cantor não se pronunciou

Fonte: O Dia

Grávida, mulher de Victor, da dupla com Léo, registra ocorrência contra o marido por agressão

Poliana Bagatini afirma que o cantor a derrubou no chão e a chutou diversas vezes

Victor Chaves na primeira edição do 'The Voice Kids'

Victor Chaves na primeira edição do ‘The Voice Kids’ Foto: Globo/João Cotta

Poliana Bagatini, mulher de Victor Chaves, da dupla sertanjea com Léo, registou um boletim de ocorrência contra o marido na tarde desta sexta-feira, 24. A assessoria de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais informa que Poliana afirma ter sido derrubada no chão e chutada diversas vezes.

Ela está grávida e foi encaminhada ao plantão da Delegacia de Mulheres de Belo Horizonte, mas preferiu não aguardar para fazer exame de corpo de delito. Ainda segundo a assessoria, Poliana relata ter sido impedida de deixar o local da agressão por um segurança e pela irmã do cantor. Um vizinho teria ouvido a confusão e a ajudado.

Poliana, Victor e testemunhas devem ser chamados para depor nos próximos dias. O casal já tem uma filha, de um ano, e anunciou a segunda gravidez no início deste ano.

O E+ tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do cantor por diversos canais, mas não obteve resposta at

Fonte: Estadão

 

Tema 2

EXEMPLO 2

Facebook coloca seis na lista de bilionários da Forbes

NOVA YORK (Reuters) – O Facebook não só tornou conhecidos os nomes de seus fundadores graças ao filme “A Rede Social” como criou a mais nova safra das pessoas mais ricas do mundo.

Seis dos fundadores e investidores da muito procurada companhia de Internet entraram para a lista anual de bilionários compilada pela revista Forbes e quatro desses nomes chegaram pela primeira vez ao ranking.

Eles se unem a uma lista de outras pessoas que enriqueceram como resultado da mais recente corrida do ouro da Internet, o que destaca até que ponto um setor dado por morto na virada do milênio se recuperou.

Mark Zuckerberg, co-fundador do Facebook, ocupa a 52a posição, com patrimônio líquido estimado em 13,5 bilhões de dólares, ante o 212o posto e 4 bilhões de dólares em 2010.

Os co-fundadores do site Dustin Moskovitz, o mais jovem bilionário na lista da Forbes, aos 26 anos; e Eduardo Saverin; e os investidores Sean Parker e o russo Yuri Milner são novos na lista. Completando os “seis do Facebook” na lista da Forbes está o investidor Peter Thiel, que caiu do 828o para o 833o posto ainda que seu patrimônio tenha subido de 1,2 bilhão para 1,5 bilhão de dólares.

Criado em um alojamento da Universidade Harvard em 2004, o Facebook começou como lista de contato online para universitários e se tornou a maior rede social do planeta, ultrapassando rapidamente o predecessor Friendster e dominando o concorrente MySpace, da News Corp, em termos de popularidade.

O Facebook conta com cerca de 600 milhões de usuários e representa ameaça a negócios de Internet mais estabelecidos, tais como o Google e o Yahoo, na disputa por usuários e verbas publicitárias.

A empresa de capital fechado instalada no Vale do Silício recentemente concluiu uma rodada de capitalização de 1,5 bilhão de dólares comandada pelo Goldman Sachs e pelo grupo russo de Milner, a Digital Sky Technologies, e seu valor de mercado subiu a 50 bilhões de dólares, o que causou uma corrida entre os investidores.

Outros nomes conhecidos dos setores de tecnologia, mídia e Internet constam da lista da Forbes. Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google, ocupam juntos a 24a posição na lista, mantendo colocação do ano passado, ainda que o patrimônio de cada um tenha crescido de 17,5 bilhões para 19,8 bilhões de dólares.

Fonte: Agência Reuters
====================================================

Amigo de Zuckerberg é o mais jovem bilionário

SÃO PAULO – O posto de mais jovem bilionário do mundo não pertence mais a Mark Zuckerberg.

Se na história da empresa o fundador do Facebook trapaceou para ficar com os méritos da rede social, seu co-fundador, o americano Dustin Moskovitz, agora toma o lugar de Zuckerberg como o bilionário mais jovem na tradicional lista da Forbes, divulgada nesta quarta-feira (9/3).

Moskovitz, de 26 anos, é apenas oito dias mais novo do que o ex-colega de faculdade. A fortuna do empresário é avaliada em 1,4 bilhão de dólares.

No entanto, o presidente do Facebook ainda tem mais dinheiro na conta. A fortuna de Zuckerberg aumentou 238% para 13,5 bilhões de dólares no ano passado – um salto da 212ª para a 56ª posição do ranking.

Além dos dois, há mais três bilionários na lista vindos do Facebook: o co-fundador brasileiro Eduardo Saverin, o primeiro presidente da empresa Sean Parker (interpretado por Justin Timberlake em A rede social) e o investidor russo Yuri Milner.

A lista da Forbes é encabeçada, novamente, pelo mexicano Carlos Slim, com 74 bilhões de dólares. Segundo a publicação, este ano registrou número recorde de bilionários no mundo: 1.210 contra o recorde anterior de 1.125, em 2008. Entre os 214 novos bilionários presentes na lista em 2011, 54 são chineses e 31 russos.

Fonte: InfoAbril.com

==================================================

Facebook reúne seis bilionários, segundo lista da Forbes

O nome do Facebook é indiscutivelmente Mark Zuckerberg, o Marquinho para os íntimos. O jovem de 26 anos é conhecido e invejado, entre outras coisas, por ser o homem do ano de 2010, eleito pela revista “TIME”. Mas um título ele perdeu, e dificilmente vai poder reivindicar: Mark não é mais o bilionário mais jovem do mundo (coitado!).  Ele perdeu o posto para seu companheiro de trabalho e sócio, Dustin Moskovitz, que nasceu oito dias antes.

A pouca diferença de idade não é proporcional à conta bancária. De acordo com a lista dos mais ricos do mundo, divulgada pela Forbes nesta quarta-feira (9), Mark possui US$ 13,5 bilhões. Dustin tem que se contentar com “apenas” US$ 2,7 bilhões.

Além dos dois “meninos”, o Facebook reúne mais quatro bilionários. São eles o cofundador brasileiro, Eduardo Saverin, com uma fortuna estimada em US$ 1,6 bilhão, o investidor Sean Parker (personagem interpretador por Justin Timberlake no filme “A Rede Social”), com US$ 1,6 bilhão. O Facebook concentra também investidores Yuri Milner e Peter Thiel, que dispersam suas riquezas em diversos empreendimentos além da rede social.

Aportes milionários fizeram o valor do Facebook inflar para US$ 52 bilhões no começo deste ano e de quebra aumentaram também a poupança de seus fundadores. Para se ter uma ideia, Mark Zuckerberg era o 212º mais rico do mundo em 2010, com US$ 4 bilhões. Um ano depois e ele ocupa, segundo a “Forbes”, o 52º lugar. E a tendência é só aumentar.

Fonte:  www.uoltecnologia.com.br

Facebook emplaca seis na lista de bilionários da ‘Forbes’

Publicada em 10/03/2011 às 09h58m

Reuters

    • R1
    • R2
    • R3
    • R4
    • R5
    • Média: 4,7

//

Share7

// <![CDATA[
function modificarUrlShareit()
{
var forms = window.document.getElementsByTagName(“form”);
var form;
for(x=0;x

<!–http://www.facebook.com/plugins/like.php?href=http%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Fpais%2Fmat%2F2011%2F02%2F10%2Fgoverno-encaminha-ao-congresso-projeto-do-salario-minimo-923767053.asp&layout=standard&show_faces=false&width=610&action=recommend&font=trebuchet+ms&colorscheme=light&height=35&locale=pt_BR–> Co-fundador Mark Zuckerberg, com fortuna estimada em US$ 13,5 bilhões, estpá na 52 posição da lista da Forbes / AFPSÃO FRANCISCO – Seis fundadores e investidores por trás da rede social Facebook foram relacionados na mais recente lista de pessoas mais ricas do mundo, elaborada anualmente pela revista “Forbes”, publicada na quarta-feira. Quatro deles são novos na lista.

Eles se juntam aos outros bilionários que emergiram na mais nova corrida do ouro da internet, deixando claro o que representa o ressurgimento do setor, tido como morto na virada do milênio após a bolha das ponto-com.

O cofundador, presidente-executivo e face pública do Facebook, Mark Zuckerberg, saltou da 212ª posição no ano passado para o 52º lugar na lista deste ano. Sua fortuna estimada cresceu de US$ 4 bilhões para US$ 13,5 bilhões no período.

Os também cofundadores Dustin Moskovitz – que, aos 26 anos, é o mais jovem bilionário na lista da “Forbes” – e o brasileiro Eduardo Saverin, e os investidores Sean Parker e o russo Yuri Milner são novos no ranking. O sexto Facebookiano da lista é o investidor Peter Thiel, que caiu de posição em relação ao ano passado, da 828ª para a 833ª, apesar de sua fortuna ter aumentado de US$ 1,2 bilhão para US$ 1,5 bilhão.

Criado em um dormitório da Universidade Harvard em 2004, o Facebook saiu do posto de diretório on-line universitários para tornar-se a rede social número 1 no mundo, rapidamente superando seu antecessor Friendster e derrotando em popularidade o rival MySpace, da News Corp.

Leia mais: Eike Batista aumenta patrimônio em US$ 3 bi e mantém oitava posição na lista dos mais ricos do mundoEm janeiro, o Facebook disse que havia arrecadado US$ 1,5 bilhão de investidores, incluindo Goldman Sachs e Sky Digital Technologies, através de uma oferta privada para investidores estrangeiros realizada pelo banco de Wall Street. O negócio estimou o valor de mercado da companhia em cerca de US$ 50 bilhões na época. Recentemente, um relatório estimava que o Facebook valesse US$ 65 bilhões.

Outros nomes conhecidos da área de tecnologia, mídia e da internet aparecem na lista da “Forbes”. Os fundadores do Google Sergey Brin e Larry Page, mantiveram-se ambos na 24ª posição do ranking, apesar de sua fortuna ter aumentado de US$ 17,5 bilhões para US$ 19,8 bilhões.

Na China, Robin Li, o homem por trás da popular ferramenta de busca Baidu, é listado com uma fortuna estimada em US$ 9,4 bilhões. Jack Ma, fundador do Alibaba.com – site chinês semelhante ao eBay para operações de empresas – possui US$ 1,6 bilhão.

O presidente executivo da Digital Sky Technologies, o russo Yuri Milner, foi capa da “Forbes” com a lista de bilionários. Sua empresa possui participações nas principais empresas-sensação da internet, incluindo a criado de jogos sociais Zynga e o site de compras coletivas Groupon.A

Anúncios