(post atualizado em março de 2017)

Legenda – Recurso essencial de edição. A legenda não é colocada sob a foto apenas para descrevê-la, embora não possa deixar de cumprir essa função. Por ser um dos primeiros elementos da página que atrai o leitor, merece tanto cuidado quanto os títulos. Deve ser atraente e conquistar a atenção.

Segundo o manual de Redação da Folha, a boa legenda também esclarece qualquer dúvida que a foto possa suscitar. Deve salientar todo aspecto relevante e dar informação adicional sobre o contexto em que ela foi tirada. Não deve simplesmente descrever aquilo que qualquer leitor pode ver por si só.

A legenda fotográfica deve atender à curiosidade do leitor, que deseja saber o que ou quem aparece na foto, o que está fazendo, onde está. Sempre que for cabível, deve usar verbo no presente (o presente do momento em que a foto foi tirada). Recomendações:

a) Legenda de boneco fotográfico deve conter nome e condição ou cargo da pessoa;

b) Quando aparecerem até cinco pessoas numa foto, a legenda deve procurar identificar todas elas, ainda que por um único nome;

c) Em foto de grupo, conforme a necessidade, esclareça a posição que cada pessoa ocupa: à dir., à esq., ao fundo, no centro, atrás, na frente, de chapéu, de óculos, sentado etc. Mas não insulte a inteligência do leitor. Numa foto em que apareçam Ana Maria Braga e Louro José, por exemplo, é ridículo indicar quem está à esquerda ou à direita;

d) Em foto de ação (competição esportiva, por exemplo), a legenda deve contextualizar o momento (José chuta a gol depois de receber a bola de João).

e) Não existe ponto-final na legenda

f)  As legendas devem, sempre que possível, cumprir duas funções, simultaneamente: descrever a foto, com verbo de preferência no presente, e dar uma informação ou opinião sobre o acontecimento.

g) O uso de dois-pontos é recomendável, até por ser um elemento facilitador. Veja alguns exemplos:

+ Presidente ouve ministro: sucessão fora de pauta /
+ Joanésia, vale do Rio Doce: metade da população está desabrigada /
+ Moradores reagem: “Queremos as árvores de volta” /
+ Governador responde a governador: críticas contra críticas /
+ Réveillon: receita inclui roupa branca e muito champanhe /
+ Carmem de Oliveira cruza a linha: primeira brasileira a vencer a São Silvestre /
+ Prefeito promete: “Vou criar uma cidade-modelo”.

h) – Não force conclusões exageradas. A foto de uma pessoa aparentemente assustada, sem nada que o justifique (principalmente o texto), desautoriza qualquer legenda apressada como:
+ Joãozinho no Corinthians: assustado com a responsabilidade /
+ Presidente do PMDB não esconde preocupação: destino do partido está em jogo.

I) – Finalmente, evite descrições óbvias, que podem ser, facilmente, vistas pelo leitor:
+ Fulano fala ao telefone com beltrano /
+ O deputado deixa o recinto da Câmara /
+ O São Paulo entra em campo/
+ Mulher, cabisbaixa, chora muito/

Exercício: visite o site http://noticias.uol.com.br/fotos/ e observe as fotos-legendas (texto curto e objetivo sobre um fato qualquer, que explica uma foto), em seguida escolha dez das fotos abaixo e legende-as, publicando em um post na sua categoria.

Detalhe: as informações devem ser fictícias

 Crianças vietnamitas correm assustas do vilarejo onde moram, após sofrerem ferimentos de explosivo napalm. Ao centro, Kim Phuca, de 9 anos, teve parte do corpo queimado

Crianças vietnamitas correm assustadas do vilarejo onde moram após sofrerem ferimentos de explosivo Napalm. Ao centro, Kim Phuca, de 9 anos, teve parte do corpo queimado






Anúncios