Adaptado do Manual de Laboratorio de Jornalismo na Internet

Nem todo o jornalismo se produz on-line, mas produzir jornalismo sem recorrer-se à web, nos dias de hoje, é simplesmente abrir mão de um poderoso e necessário recurso para a prática profissional. Neste exercício, utilizaremos as ferramentas disponíveis na Internet para preparar o roteiro de uma entrevista convencional, a ser produzida para um jornal impresso.

APLICAÇÃO Coloque-se na posição de um repórter de um jornal impresso de grande circulação que precisa entrevistar os integrantes da banda de rock nacional “Paralamas do Sucesso”. O grupo, que tocará na volta do Festival Ceará Music 2017, em dezembro próximo, visitará Fortaleza para receber uma homenagem da Secretaria de Cultura do Governo do Estado por sua contribuição à música brasileira e por manter projetos de responsabilidade social em bairros da nossa capital.

A pauta que você recebeu de seu Chefe de Reportagem está muito ruim e só indica que você deve entrevistar os integrantes da banda para uma matéria a ser publicada no Caderno de Cultura. Você tem poucas informações; apenas algumas coisas que você já viu na TV, ou leu em alguma revista, ou ouviu na rádio. Provavelmente a banda foi sucesso nos anos 80 (ou terá sido 70?), mas você nem era nascido naquele tempo. Enfim, nada que ajude muito sai de sua memória.

Usando a Internet, levante os dados necessários para montar uma ótima entrevista. Produza o roteiro completo da entrevista, com 10 perguntas e um texto – no mínimo 10 linhas – justificando a importância da entrevista. Aproveite para percorrer arquivos de jornais online (e outro sites) recolhendo fotos da carreira da banda para ilustrar sua matéria.

Pelo menos cinco fotos em períodos diferentes da banda. Tome cuidado mesmo para não enfrentar a situação ridícula a que se expôs um repórter mal-preparado para uma entrevista, como você pode acompanhar neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Trh5p9rNz6U&feature=related

Clique no link e veja um exemplo de como deve ficar o trabalho: https://blogdajor72.wordpress.com/2011/11/18/entrevista-paralamas-do-sucesso-atila-varela-e-denise-sales/

obs: Se preferir, faça com uma banda, ou cantor, de sua preferência.

Fonte:  Adaptado do Manual de Laboratorio de Jornalismo na Internet

Anúncios