Ser militar, assim como ser jogador de futebol ou um artista, faz parte dos sonhos de infância de qualquer garoto. A roupa tão característica, os trejeitos e a autoridade que um marinheiro impõe exercem fascínio sobre muitos. E, sem dúvida, quem participa de todo o processo, quem protagoniza a preparação para se tornar um oficial, se orgulha deste momento tão esperado: a formatura.

formatura_eamce_2015

Anualmente, dezenas de jovens, com idade superior a 18 anos, ingressam na Marinha. Lá, eles se preparam, como estudantes, e em um breve período de seis meses, já estão prontos para se formar, quando são classificados como: grumetes. O termo significa “marinheiro aprendiz”, bem como “praça inferior, que auxilia na limpeza e ajuda aos marinheiros nos mais diversos trabalhos”.

No final do ano, aqueles que são aprovados se tornam marinheiros. Entre eles, naturalmente, sobressaem-se quem tem um melhor desempenho, isto é, quem obteve notas melhores. São essas notas que influenciarão em seus destinos, pois os que se saem melhor podem escolher o país/cidade na qual irão atuar, enquanto aqueles que não obtiveram um rendimento tão satisfatório são enviados às cidades que os superiores determinarem.

As fotos são da turma deste ano, a HOTEL 2015. formatura_eamce_2015

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dmrlbH8dCZo&feature=youtu.be

Link do álbum no flickr: https://www.flickr.com/photos/124259163@N07/sets/72157654194768389

Anúncios