Objetivo é esclarecer a população de São Carlos sobre os malefícios do cigarro e orientar quanto à prevenção da hipertensão arterial
No dia 28 de agosto a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza uma campanha para estimular tabagistas a abandonarem o vício e, também, orienta sobre o controle da pressão arterial, visando a preservação da qualidade de vida e da saúde. A ação acontece na Praça do Mercado Municipal de São Carlos, das 8 às 17 horas, e é organizada pelo Departamento de Medicina (DMed), Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSCar (LACMU), Liga de Oncologia Médica e Cirúrgica da UFSCar (LOCCU), Liga Acadêmica de Cardiologia (LACOR) e Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade.

De acordo com a organização do evento, uma das origens fisiopatológicas da hipertensão é o tabagismo. O foco – tabagismo e hipertensão – se deve à elevada prevalência de ambas as patologias. “Fazíamos as campanhas separadamente, com excelentes resultados, e esperamos que, fazendo juntos, seja ainda melhor para a população”, afirma Yuri Souza Zillig, diretor científico no Centro Acadêmico Medicina Sérgio Arouca (CAMSA), da UFSCar.

A campanha tem como objetivos esclarecer sobre os malefícios do cigarro, assim como disponibilizar material informativo que ajude o indivíduo fumante a abandonar o vício, além de conscientizar a população quanto à prevenção da hipertensão arterial. Quem passar pelo local do evento poderá aferir a pressão arterial, receber informações e tirar dúvidas com professores e alunos do curso de Medicina da UFSCar sobre hipertensão e tabagismo e suas principais complicações.

Anúncios