maxresdefaultAtualmente as novas tecnologias estão acessíveis para todos, e, os comunicadores devem olhar e investigar este novo contexto midiático. É fato que a introdução das mesmas amplia o potencial do jornalismo, seja em que de mídia for e, que cada nova tecnologia é determinante para uma maior proximidade com o público.

Segundo a professora e jornalista Pollyana Ferrari, em uma entrevista concedida à Agência do Instituto de Ensino Superior em, Brasília é por este caminho que os trabalhadores da comunicação e em especial, os que trabalham com o jornalismo On Line, devem seguir.

Antes o profissional era o responsável pela descoberta, apuração e veiculação da notícia. Hoje o jornalista assume o papel de interprete dessas muitas informações trazidas por todos os tipos de fontes. Ele é responsável por selecionar, através de sua capacidade cognitiva e profissional o que realmente é um fato que merece destaque. Pelo menos é isso que esta nova era exige do profissional de jornalismo. Outro papel do jornalista é de ser mediador deste relacionamento entre o mundo comunicativo e o público. De abrir caminhos para uma participação cada vez mais interativa do público. Para isso, são usadas ferramentas como os portais, blogs, twiter, facebook, canal do yuoutube, etc. É importante destacar que é imprescindível que o jornalista se adeque a esta nova realidade, às novas exigências tecnológicas e interativas que este mundo digital exige tanto do jornalista quanto das empresas de comunicação.

Olhar com atenção e observação aos principais fatos que estão acontecendo e sendo noticiados. O twiter, Facebook, Blog, Canal de youtube são ferramentas que você profissional da comunicação deve utilizar. Você deve também escolher as ferramentas que achar mais conveniente e utilizá-la. Sem medo do novo e do erro. Não fique somente na sua zona de conforto se você não esta utilizando as novas ferramentas este é o momento para utilizar-las.  

Anúncios