pollyanna-ferrari

Pollyana Ferrari, jornalista, doutora de Comunicação Social pela USP, escritora e professora da PUC-SP.

A Profª Drª Pollyana Ferrari, autora dos livros “Jornalismo Digital” e “Hipertexto, Hipermídia”, esteve em Brasília para ministrar uma palestra no III Encontro de Assessores de Comunicação do Ministério Público Federal. Nesse evento, a jornalista em uma entrevista exclusiva para a Agência Experimental de Notícias, fala de como a atual geração de comunicólogos deve se portar diante dessa nova era de tecnologia.

Logo no início de sua fala, Pollyana afirma que o comunicador online deve assumir um papel de multiplataforma, ou seja, alguém que seja capaz de desempenhar diferentes funções dentro de ciberespaços, seja ele o Twitter, o Blog, Facebook, Youtube e entre todos os demais sites de propagação de informação.

Outro ponto importante que a escritora direciona seu olhar, é para como o mundo está em constante mudança, e como o profissional da comunicação deve caminhar junto a isso. Um dos conselhos que ela dá para que os jornalistas não se percam dentro desse universo de notícias e tecnologias, é que eles tenham o conhecimento do que está em alta, que tags estão usando, qual o assunto do momento, do que as pessoas querem saber. O público não é mais pacífico, onde tudo o que se joga se lê, ele aprendeu a selecionar aquilo que quer ver, e o comunicador tem que busca-lo para sua rede, e isso só é possível quando o profissional se utiliza de todas as ferramentas disponíveis e possíveis em seu meio, trabalhando com elas de uma forma que possa propagar ainda mais seu vídeo, sua matéria, notícia, reportagem ou cobertura.

E por fim, ela encerra sua fala pedindo que os comunicólogos não tenham medo do novo, das novas redes sociais que surgem todos os dias, e pede para que esses profissionais da comunicação façam uso das novas plataformas tecnológicas, uma e vez que elas servem como um portfolio para sua carreira.

O discurso da senhora Ferrari mostra que as redes sociais são aliadas dos profissionais que delas sabem fazer uso, e que essa nova era do mundo digital é uma grande ferramenta que vem para somar.

Fonte: Agência Experimental de Notícias

Anúncios