O heavy metal se originou no fim da década de 60 e no começo da década de 70 na Inglaterra, popularizado nos anos 80.

O heavy metal teve sua base no rock n’ roll, tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico. Sonoramente com longos solos de guitarra, batidas enfáticas e refrões marcantes. Nos outros estilos musicais, a guitarra apenas acompanha a musicalidade e contexto da melodia, já o heavy metal usa o som das guitarras mais distorcidas e a alternação entre o pesado e o lento da música.

O metal é a forma mais extrema em termos de volume e teatralidade.
As primeiras bandas de heavy metal foram: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, que atraíram grandes audiências (comum em toda história do gênero). Em suas músicas encontramos protestos contra elementos repressores a sociedade, religiões, medos do ‘’lado obscuro da humanidade’’ e muitas vezes louvor aos “deuses do metal”, como uma forma de mostrar fidelidade ao estilo.
Muitos consideram a primeira gravação legítima do heavy metal a canção ‘’Summertime Blues’’ de Eddie Cochran, na qual a banda ‘’Blue Cheer’’ de San Francisco, Califórnia, lançou um cover em janeiro de 1968.
Duas outras gravações que marcaram a época foram ‘’Think About It’’ dos Yardbirds e ‘’Revolution’’ dos Beatles, que levou estes novos padrões de distorção a um contexto de alta vendagem com sua bateria e guitarra reverberantes.
Apesar de Black Sabbath ter sido a primeira banda de Heavy Metal da história, alguns consideram o Led Zeppelin e Deep Purple os ‘’pais’’ do metal, porém, o Black Sabbath foi também o primeiro a fazer um álbum completo cheio de riffs complexos, sons longos e acordes pesados, considerado então, junto com Iron Maiden e Megadeth, os precursores do estilo.

 Fonte: http://deathmetal.comunidades.net/heavy-metal

Anúncios