A praça Jardim Japonês completou cinco anos no dia 11 de abril deste ano. Inaugurado em 2011, o Jardim Japonês Jusaku Fujita, ou apenas Jardim Japonês é um espaço público que possui 1.900 metros quadrados e está localizado na Avenida Beira-Mar, no bairro Meireles, em Fortaleza. A praça foi projetada pelo Arquiteto Salomão Nogueira e tem a função de integrar a população brasileira com a cultura de um povo que é referência mundial.

A obra da Prefeitura de Fortaleza foi realizada para homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil em 2008, porém, após adiamentos na obra, a inauguração só foi realizada em 2011. O espaço presta homenagem ao primeiro japonês a chegar no Ceará, Jusaku Fujita, que desembarcou aqui em 1923. Praças japonesas estão presentes em cidades do Brasil e do mundo. No Brasil também há praças como está em São Paulo e no Paraná.

O Jardim Japonês foi revitalizado em 2013, pela Prefeitura de Fortaleza, através da Regional II. Foram consertados os bancos e a ponte e também foi feita a pintura. Além disso, foi recuperada a estrutura elétrica e hidráulica. A construção do Jardim custou quase R$ 2 milhões e é mantido pela parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a SP Combustíveis.

Quem passa pela Avenida Beira-Mar costuma visitar o Jardim Japonês. Na praça, há elementos paisagísticos típicos do Japão, como: lago, ponte e cascatas. Além disso há também um templo para meditação e yoga. É um ambiente que tem a intenção de despertar uma maior consciência ecológica na população e atrai moradores da capital e turistas.

Clique na foto para ver as imagens:

1

 

Anúncios