DSC_0123

Movimento de Mulheres Olga Benário fala no ATO – POR TODAS ELAS

Chocou e fez milhares de mulheres denunciar na internet, o caso de violência sexual  de uma jovem de 16 anos do Rio de Janeiro. A vítima de um estupro coletivo foi encontrada três dias depois do crime. O vídeo do estupro apareceu nas redes sociais, onde as imagens mostram o estuprador dizendo que ela foi violentada por mais de 33 homens.

A jovem foi dopada, estuprada e exposta nas redes sociais. Fruto dessa violência, ela entrou em coma, com hemorragia, ruptura da bexiga. A exposição na internet prova a total banalização do corpo da mulher, da impunidade aos criminosos, e ainda fortalece a cultura do estupro em nosso país.

Organizados por vários movimentos e coletivos feministas, o Ato – Por Todas Elas,  foi realizado dia 01 de junho, na Praça do Ferreira, em Fortaleza. O protesto foi  contra a “cultura do estupro” e o machismo, aconteceu no início da tarde no centro e finalizou na Praça da Gentilândia, no Benfica.

Segundo Paula Virginia Nunes do Movimento de Mulheres Olga Benário, “O Estado classifica o estupro como um crime hediondo, mas por outro lado,  naturaliza a cultura do estupro, quando nos depararmos com as propagandas de cervejas por qualificarem mulheres  como  objetos de consumo associados ao prazer masculino, quando os programas de TV, principalmente de comédias e outras campanhas publicitárias fortalecerem  estereótipos onde represeDSC_0168ntam a mulher como coisas ou objetos sexuais”.

Essa lógica tem que mudar, não podemos mais ensinar as mulheres temerem os homens, e sim educar os homens a respeitarem as mulheres, acrescentou a militante feminista.

Durante o ato, as participantes se pintaram e levavam cartazes para protestar contra os atos misóginos. Durante o percurso alguns motoristas apoiavam, como também algumas motos tentavam passar por cima das manifestantes. O ato encerrou-se na praça com declamação de poesias, encenação teatral e palavras de ordem pelo movimento de mulheres.

Serviço:

Fotos do ato:

www.flickr.com/photos/136281214@N03/albums/72157669118651876

Vídeo do Ato Por Todas Elas:

Anúncios