Maranguape é um município brasileiro do Estado do Ceará localizado na região metropolitana de Fortaleza, há apenas 29km da capital alencarina. É terra natal do historiador Capistrano de Abreu, da abolicionista Elvira Pinho, do comediante Chico Anysio, do músico Manassés, do Jornalista Luiz Esteves entre tantos outros filhos ilustres que se destacaram e ainda se destacam em suas atividades profissionais.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha - Maranguape-CE. Foto Dadynha Saturnino

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha – Maranguape-CE. Foto Dadynha Saturnino

Em 17 de novembro de 2016 completa 165 anos. Suas origens remotam aos índios potiguaras e pitaguaris, primeiros habitantes. O topônimo maranguape vem do tupi-guarani maragoab que significa Vale da Batalha, em alusão ao cacique da tribo de índios que dominava a região inicialmente chamada de Alto da Vila, posteriormente Outra Banda e, desde 1760, Maranguape.

O município possui 113.561habitantes (CENSO IBGE 2010) e é famoso pelo verde predominante em sua serra de mesmo nome (com suas cachoeiras de águas congelantes), suas belas praças (cito a da Matriz (foto) e Capistrano de Abreu) e calçadas quase todas arborizadas. Também há de se admirar os prédios localizados no entorno da Igreja Matriz, na Rua Major Agostinho, conhecida também como corredor cultural dos principais eventos de ruas realizados na cidade.

Casa de Cultura Capistrano de Abreu - Sede da FITEC - Maranguape-CE. Foto Dadynha Saturnino

Casa de Cultura Capistrano de Abreu – Sede da FITEC – Maranguape-CE. Foto Dadynha Saturnino

O calendário cultural conta com uma programação o ano todo, que vai desde eventos religiosos dedicados à Nossa Senhora da Penha (padroeira da cidade fortalecendo a imagem da vocação católica do povo), pré-carnaval, festival junino e de humor, desfile cívico, vaquejada de Itapebussu e aniversário da cidade, entre outros de relevante importância.

Mas, o que mais chama a atenção na cidade é a hospitalidade de sua gente, o sorriso do povo que tem como conterrâneo o “mestre do humor brasileiro” e o amor que dedicam à sua terra. Certamente, quem visita Maranguape sempre volta!

Confira a galeria de fotos em Flickr de Dadynha Saturnino

Anúncios