O cantor, compositor e teatrólogo Oswaldo Montenegro subirá ao palco do Ceará Music, nesta quinta- feira, 10 de novembro. O repertório virá recheado de novidades, entre elas, músicas do seu novo CD, intitulado “Raízes”. Também cantará grandes sucessos como Bandolins, Lua e Flor e Agonia.

Oswaldo Montenegro nasceu no bairro de Grajaú, no Rio de Janeiro, nunca estudou música, mas desde criança foi influenciado por ela. Sua mãe tocava piano, seu pai tocava violão e cantava.

Mas foi em São João del-Rei, MG, cidade poética, que Oswaldo foi atraído pela música. Ele tinha apenas oito anos de idade, quando mudou-se para Minas com seus pais, foi aí que passou a ter aula

de violão com seresteiros e compôs sua primeira música, “Lenheiro”, em homenagem ao  rio que banha São João del-Rei.

Em 1971 mudou-se para Brasília, participou de festivais, grupos de teatro e dança. Aos 17 anos fez seus primeiros shows, foi aí a decisão de querer viver da música.

A Ideia é conversar com Oswaldo Montenegro antes do show. Segue sugestões de perguntas:

1- Aos 13 anos, venceu seu primeiro festival com a “Canção Pra Ninar Irmã Pequena”. Para quem foi feita essa canção de ninar?

2-Você cursou duas faculdades, Comunicação e Música, ambas incompletas. O que o levou a não concluí-las?

3-“Asa de Luz”, foi um disco que teve como produtor, Liminha e praticamente os mesmos músicos os quais você sempre trabalhou. O que você atribui à rejeição do público a esse trabalho?

4-“Léo e Bia, peça musical de sua autoria e direção, estreada em 1984, foi total sucesso de bilheteria. Quantas vezes chegou ser encenada e quais artistas fizeram parte do elenco?

5-O que te levou a largar tudo nos anos 80 e ir morar numa aldeia de pescadores em Saquarema?

6- Me fale um pouco da experiência de gravar um disco em 1986, com a trilha de Os Menestréis, colocar todo os músicos em estúdio e sair gravando aleatoriamente. Quem foram os menestréis que aceitaram esse desafio?

7-Em 1989 foi gravado o Ao Vivo pela Som Livre, a música Lua e Flor, tema da novela O Salvador da Pátria, da Rede Globo. Essa música chega ser uma das mais conhecidas na sua trajetória musical. Você atribui todo esse sucesso ao falto de ter sido lançada por uma grande emissora?

8-Você foi casado com Madalena Salles, flautista, pianista, musicista que está até hoje em sua banda. Como conseguiu separar, ou seja, dar continuidade juntos nos palcos da vida?

9-No DVD 25 anos, onde você leva a platéia para dentro do estúdio para uma gravação ao vivo, ao mesmo tempo trazendo-os para participar em algumas canções. Como foi fazer esse trabalho onde ali estava sua mãe, amigos e sua atual mulher na época, a atriz Paloma Duarte?

10-O que você traz de novidades para o repertório, no palco do Ceará Music?

 

oswaldo-1

Capa do álbum ao Vivo, de 1997. O disco contém a música Condor, de autoria de Oswaldo Montenegro onde tirou primeiro lugar no festival, ao lado de Tetê Espíndola que ficou em segundo lugar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

oswaldo-3

No DVD 25 anos, Oswaldo mostra um pouco de sua arte nas paredes de sua casa e até no seu violão

oswaldo-4

Oswaldo Montenegro passeia no Shopping com a namorada, a atriz Kamila Pistori foram ao Fashion Mall, no Rio de Janeiro

 

lb-_-paloma-duarte-_-madalena-salles-_-oswaldo-montenegro

Oswaldo Montenegro ao lado de Paloma Duarte e Madalena Salles, suas exs mulheres e grandes amigas

oswaldo-montenegro-claudio-machado-3

Oswaldo Montenegro apresenta novo show no Teatro Casa do Comércio, em Salvador

Anúncios