Centro de Artesanato do Ceará (CEART) oferece variedades em artefatos regionais

Centro de Artesanato do Ceará (CEART) oferece variedades em artefatos regionais / Foto: Pedro N. Sucupira

Localizada no bairro Aldeota, a praça Luiza Távora é referência no quesito contato com a natureza e lazer para a família.

Por apresentar alternativas que parecem fugir da realidade urbana, o local possui um ambiente extremamente arborizado e adequado para um bom passeio com os familiares.

Também conhecida como Praça do CEART, o lugar abriga o Centro de Artesanato do Ceará (CEART), onde são vendidos os mais diversos trabalhos artesanais como produtos de cerâmica, argila, adereços de decoração etc.

Com cerca de 42 mil artesões locais cadastrados, o espaço tem o intuito de fortalecer a valorização do artesanato local e pela geração de renda neste setor.

Como parte das atividades e serviços oferecidos pela praça, podem ser citados a pista de skate, parque infantil, o próprio CEART, aparelhos de ginástica para o público em geral e o vagão que antes abrigava um espaço para leitura de livros.

img_20161205_161140894

Vagão de trem é datado de 1938 e chama a atenção dos frequentadores da Praça Luiza Távora / Foto: Pedro N. Sucupira

O fato de ter um vagão de trem na praça é um tanto curioso, porém é este aspecto que chama bastante atenção no local. Cedido pela Rede de Viação Cearense, foi fabricado em 1938 na Bélgica e antigamente era puxado por uma locomotiva a vapor.

Hoje o vagão está interditado, porém ainda pode ser contemplado pelos visitantes e oferecer belos registros fotográficos.

Em 2011 a praça passou por uma reforma, trazendo aspectos como a acessibilidade para deficientes no local e manutenção do parque infantil, dentre outras mudanças.

O lugar, além de oferecer entretenimento e opções de passeio com a família, abriga a gestão de órgãos do Governo do Estado, como a sede do Programa Ceará Acessível (que auxilia idosos e deficientes através de medidas de acessibilidade) e o Núcleo de Capacitação para o Artesão, dentre outros.

Confira um vídeo sobre a praça:

Mais informações:

Endereço: Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota, Fortaleza – CE

Horários de funcionamento do CEART: segunda a sábado, de 09h às 21h e domingo, de 14h30 às 20h30

 

Galeria de fotos -> https://flic.kr/s/aHskQ3ZAmq

Anúncios