img_20161203_090958506

No trajeto de Pentecoste a Paracuru, ambas cidades cearenses, principalmente nos últimos anos, é notável o desgaste da paisagem em função da seca, mesclando beleza a desastre e transformando a visão de quem passa. Contudo, a visão paga a viagem.

Saindo da Terra do Peixe, como Pentecoste é carinhosamente chamada, percorrendo toda a rodovia CE-341, ainda se cruza um município pequeno, Quatro Bocas, e uma boa estrada cercada por trechos de flora que varia de mata densa e clareiras secas.

A mudança de climas entre as duas cidades é muito perceptível. Pentecoste é mais quente, apesar de não ter tantos prédios que bloqueiem o vento. É mais centralizada no mapa e se localiza numa área pertencente ao norte do estado.

Paracuru é uma cidade litorânea localizada a 87km da capital do estado, ponto turístico estadual e referência no comércio dessa área. O clima se torna mais receptivo, com ventos frescos e, apesar do sol escaldante, não há tanto mormaço como na cidade natal do pequeno Jorlean, de 10 anos.

“Eu gosto de vir aqui”, diz o filho de comerciantes pentecostenses. “A gente vem poucas vezes, porque o pai e a mãe vivem trabalhando, mas uma hora dá certo.” Depois ele correu para a piscina do Hotel Dunas, uma pousada muito conhecida que tem um parque aquático em tamanho reduzido acoplado.

Mas antes de chegar ao hotel, é lei fazer uma pausa na paisagem que lhe batiza: as dunas de Paracuru. Um vale de areia dividido pela estrada e que comporta, de um lado, um parque eólico que abastece cerca de 384 mil pessoas, e, do outro, a orla de um paraíso conhecido como Praia da Pedra Rachada.

“É muita areia!”, expressa Wlysses, de 13 anos, irmão de Jorlean. “Nunca tinha parado aqui nas dunas. É incrível como existe tanta areia num lugar só”, e gargalha. Apesar de novo, ele tem uma namorada e ela, de 14 anos, também gostou bastante do passeio.

Cada pedaço da cidade vale o calor e a distância. No mapa, há uma porção de caminhos que podem levar você às praias do município litorâneo.

mapa-paracuru

Galeria de fotos:

A caminho de Paracuru

Anúncios