16709601_1217925114972757_166336801_o

Estudar em escola pública não é uma tarefa fácil, principalmente tendo de competir com escolas particulares em vestibulares das Universidades Federais e Estaduais.  No entanto alguns alunos, mesmo estudando em escola publicas a vida toda, se destacam e conseguem chegar ao tão sonhado curso superior. Foi o que aconteceu com três estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio José Valdo Ribeiro Ramos.

Francisco Victor Mota Fernandes, João Victor Gadelha e Paulo Ítalo Menezes Silva são alunos de escola pública e conseguiram vagas nos cursos de Engenharia Metalúrgica-UFC (3º lugar), Letras- UECE (4º lugar) e Física- UECE (1º lugar), respectivamente, através do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Os alunos afirmam que a escola e os professores os ajudaram muito na caminhada até a aprovação.

Paulo Ítalo (17), primeiro lugar em Física na UECE, acredita que a maior dificuldade de estudar em escola pública são as greves e a falta de aulas preparatórias para o Enem. Segundo ele o sentimento é de felicidade pela conquista. Para o dia da prova acordou cedo, preparou todos os documentos para ter certeza que ia esquecer nada.

João Victor (18), quarto lugar em Letras na UECE, diz que as greves e o pouco investimento do Estado em estrutura física atrapalham os alunos de escola pública. O sentimento é de muita felicidade, pois, segundo ele, está realizando um sonho que desejava muito. Antes foi conhecer o local da prova, tentou fazer somente fazer as atividades que gostava dois dias antes do enxame, mas conversa que ficou nervoso na
hora o que o atrapalhou um pouco o seu desempenho.

Francisco Victor (18), terceiro lugar em Engenharia Metalúrgica na UFC, fala que as escolas públicas não são completas,
assim como outros particulares, por isso procurou outros meios e recursos como o portal “ A hora do Enem”. Ele fala que está feliz com a conquista, mas sabe que vai ser mais difícil o ensino superior que na época do médio. No dia da prova procurou dormir bem além de visitar o local da prova antes.

Fonte: PirambuNews.com 

Anúncios