pollyana-ferrari1A jornalista Pollyana Ferrari fala sobre o perfil do comunicador online em entrevista à Agência Experimental de Notícias do Instituto de Ensino Superior de Brasília. Ferrari destacou algumas características para um bom comunicador online.

O perfil do comunicador online tem que ser uma pessoa multiplataforma, que consegue compreender que hoje você tem que comunicar no Twitter, no Facebook, no portal, no seu site, no e-mail. Todos são plataformas de comunicação”, ou seja, o comunicador online precisa estar em todas essas redes sociais e utilizá-las para o seu trabalho. O comunicador precisa se adaptar as mudanças da tecnologia, saber utilizar as ferramentas tecnológicas para fazer um bom texto online.

Segundo Ferrari quando o jornalista sai para cobrir algum evento ele precisa entender que ele vai voltar e comunicar em um meio multimídia, então ele já tem que pensar no vídeo, áudio ou infografia para colocar e complementar a matéria. Ele precisa pensar em todas as possibilidades que ele tem no meio online.

A jornalista também diz que o comunicador muitas vezes desiste antes de tentar usar a rede e o conselho que ela dá é para que não se tenha medo do novo. “A gente não vai mais voltar, a gente hoje tira foto com o celular. Do mesmo jeito que a gente aprendeu a mandar torpedo, a gente tem que aprender a usar a comunicação.” Ela finaliza dizendo que o jornalista online precisa estar nas redes sociais, ter perfil no Twitter, Facebook, criar um blog e ir treinando nessas plataformas para adquirir aprendizado e fazer matérias cada vez melhores.

Anúncios