Resultado de imagem para internet

A palavra da vez é multiplataforma. O sentido dessa palavra pode conter vários significados, mas, para o lado da comunicação, ela procura passar o sentido de pluralizar no âmbito de visão de mundo dos novos jornalistas. Um novo perfil, o jornalista multiplataforma.

 

Em decorrência da era em que vivemos, se faz necessário que os olhares estejam atentos na internet tanto para receber quanto para divulgar novas informações. A velocidade é outro ponto. O comunicador precisa ficar atento às novas mídias, como as redes sociais (twitter, facebook, instagram, e-mail) para conseguir acompanhar os fatos que estão acontecendo em real time e muitas vezes publicadas pelos próprios espectadores que deixaram de ser meros receptores de conteúdo e passaram a adquirir um perfil cada vez menos passivo.

Contudo, isso não significa uma queda na qualidade. Apesar da velocidade, precisamos manter os mesmos critérios que os antigos usavam no passado. E é aí que está o desafio, o jornalista multiplataforma precisa, antes de mais nada, possuir uma característica de multitarefas (parafraseando um termo usado na informática usado para definir uma habilidade de gerenciar mais de uma tarefa por vez).

Os fatos estão aí para serem noticiados, cabe agora ao comunicador saber como e quando usar, usando-se de todo o “armamento” disponível para ele. O celular hoje faz fotos, vídeos, permite editar texto, transmissão ao vivo, acesso às redes sociais,etc..

Anúncios