A woman walks past folded Armadillo-T, a foldable electric vehicle, at the Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) in DaejeonEngenheiros do Instituto de Ciências e Tecnologias Avançadas da Coreia do Sul lançam carro elétrico dobrável, o Armadillo-T. O carro foi projetado e fabricado pela Coreia Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia (KAIST) e é um veículo elétrico em pleno funcionamento, que se dobra em si mesmo quando estacionado para ajudar a economizar espaço.

O atrativo do modelo é a sua capacidade de se dobrar como se fosse um tatu, por isso o nome armadillo(tatu em inglês). O carro não se enrola exatamente como faz o tatu-bola, ele ergue sua parte traseira que avança sobre a dianteira. O Armadillo-T é um veículo eco eficiente que não vai só reduzir as emissões de carbono, mas também ajudará a diminuir a quantidade de espaço necessário para estacionar um veículo.

O tamanho original do minicarro é 2,8 metros e quando dobrado reduz para 1,65 metro, cabendo em qualquer lugar. O motorista não precisa se preocupar em ficar preso no carro dobrado, pois ele tem um controle remoto acionado ao celular que permite manobrar o Tatu à distância ou fazê-lo girar 360 graus. Sendo assim, o usuário não precisa ser bom de manobras, ele pode manipulá-lo pelo controle remoto do lado de fora do carro.

O Armadillo-T, quando desdobrado e em movimento, é um carro elétrico verdadeiramente 4×4, com quatro motores, um dentro de cada roda, acionados por um conjunto de baterias de íons de lítio de 13,6 kWh. A colocação dos motores nas rodas facilita que o veículo se dobre. Pesando 450 kg vazio, o minicarro pode levar duas pessoas e atingira uma velocidade média de 60 km/h. Porém pode atingir até 100 km/h com uma carga completa das baterias.

Anúncios