Na Macedônia, jovem conta como acontecia o esquema de criação das fake news

Durante o documentário “Fake News: Baseado em fatos reais” que foi exibido no dia 30 de setembro de 2017, os jornalistas André Fran, Rodrigo Cebrian e Felipe UFO, da Globonews, revelaram muitas verdades por trás dos fatos reais sobre as Fake news. Entre elas, como, na Macedônia, estavam elaborando essas notícias falsas e transformando isso em um meio de ganhar dinheiro.

No início da reportagem, a ênfase foi no período eleitoral nos EUA onde estava em jogo o cargo mais alto do poder estadunidense: a presidência. Com uma disputa acirrada entre Hillary Clinton e Donald Trump, foi elencada uma lista com as principais fake news criadas naquele período político para sabotar e prejudicar a candidatura de Hillary.

Os jornalistas brasileiros descobriram que o foco das notícias plantadas de forma falsa vinha de um lugar muito distante: a Macedônia. E resolveu ir até lá para descobrir como isso era possível. O resultado? Ao chegarem em seu destino, eles conseguiram contato com um dos criadores das fakes, um jovem de 19 anos, integrante do “Veles Boys”, grupo que disseminava esse tipo de notícia.

fake news macedonia documentário globo news

O rapaz relata que tudo era, teoricamente, muito simples. Bastava ter uma conta no site wordpress, depois criava-se a notícia desejada e publicava aquilo em uma página pró ou contra um determinado candidato, isso ia depender se eles queriam que a notícia fosse vista de forma positiva ou negativa pelo público. Pronto, agora era só esperar as curtidas, comentários, compartilhamentos em massa, e a fake news viralizava em pouco tempo, transformando-se em uma ferramenta poderosa.

De acordo com as declarações do jovem, era muito fácil receber dinheiro ou patrocínios por isso, o que alimentavam os seus sites e fazia com que eles produzissem cada vez mais esse tipo de conteúdo.

O documentário pode até não ter sanado todas as dúvidas existentes sobre esse fenômeno chamado “fakenews” mas, sem sombra de dúvidas que através dele agora temos uma nova perspectiva sobre essa temática e podemos entender como esse vírus se alastrou e tomou conta das mentes de tantos navegantes virtuais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s